Informativo CVSoft - Edição: 220

Informativo Urgente - 27/02/2007

Livros Fiscais - Exportação GMB2007

Na modelo B, a partir de 2007, é necessário detalhar em anexo as vendas fora do estabelecimento por município.
Como funciona no sistema de Livros Fiscais:
Ao efetuar uma venda para fora do estabelecimento é emitido uma nota (por exemplo: CFOP 5904 - Manifesto (em nome da própria empresa, ou de um vendedor desta empresa));
Depois, conforme for sendo feitas as vendas na rua é emitido outra nota (CFOP 5104 - direto para o comprador). Como este comprador pode ser de outro município, é preciso detalhar, quanto das vendas dos manifestos foram efetuadas para cada um dos municípios.
O sistema de Livros Fiscais gera o detalhamento automático, pelo registro da nota da venda (por exemplo CFOP 5104 - pelo cadastro do cliente desta nota), gerando assim o detalhamento obrigatório do Anexo 2 para venda fora do estabelecimento.
Problemas já detectados em alguns usuários do sistema SLF:
1º - Não registra as notas 5104;
2º - Registra as notas 5104 - apenas em observação sem valor; 3º - Registra as notas 5104 - em clientes diversos.
Usuários que se enquadram nas situações acima estarão obrigados a FAZER MANUALMENTE, pelas notas de venda, o preenchimento deste anexo, conforme figura abaixo:

Vejamos abaixo como realmente deve ser escrituradas as notas de venda fora do estabelecimento:
1) Pela emissão do manifesto: 5904 - valor contábil e demais campos conforme tributação da operação, cadastrar no cliente o vendedor, ou o responsável pela carga;
2) Pela emsissão das notas de venda efetivas: 5104 - Valor contábil e outros (normalmente código 8) excluído da modelo B, no cliente (individualizados e válidos, com endereço, pelo menos de cidade e Estado);
3) Também tem a mesma validade e funcionamento para operações de vendas fora do estabelecimento do produtos da substituição tributaria (CFOP 5415, etc), ou seja, as CFOPs 5103, 5104, 5414 e 5415 irão gerar automaticamente o detalhamento por município.
Também foi acrescentado no programa a exportação do detalhamento de notas de comunicação (Anexo 2), novidade este ano. Para tanto, todas as notas lançadas com espécie 21 (NOTA DE COMUNICAÇÃO) irá gerar automaticamente o anexo por município, conforme a tela abaixo:

Para assinar o informativo CVSoft visite http://www.cvsoft.com.br/info_subs.asp.
Para CANCELAR o informativo CVSOFT visite http://www.cvsoft.com.br/info_unsu.asp.